«

»

dez 02 2012

25 anos do Direito ao voto no df

RENATO RIELLA

Tancredo Neves dizia: “Conheço cidadãos cassados, conheço grupos cassados, mas cidade cassada só conheço Brasília”.

Ele se referiu a Brasília porque a cidade levou 26 anos sem direito a eleger seus dirigentes (a população votava só nas eleições presidenciais). Em 1986, houve a primeira eleição, quando elegemos três senadores e oito deputados federais. E em 1990, elegeram-se governador e vice, 24 deputados distritais, além de senadores e federais.

O direito ao voto foi conquistado em 1985, quando o Congresso Nacional aprovou projeto nesse sentido. O Jubileu de Prata da conquista do direito de voto para o Distrito Federal será comemorado solenemente, nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, numa cerimônia da Ordem dos Advogados do Brasil – DF (516 Norte), às 19h.

Recebi convite do presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, e fui indicado para participar desse ato pelo presidente da Confraria dos Cidadãos Honorários de Brasília, advogado Wilon Vander.

Vale lembrar que a frase acima foi proferida por Tancredo na OAB-DF, a partir de uma pergunta do próprio Wilon Vander, que acompanha esse assunto há mais de 30 anos. O evento de amanhã é feito em parceria, também, com a Associação Comercial do DF.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*