«

»

out 31 2016

7 truques de busca no Google que você deve conhecer

Por Cláudio Santos, CEO da Santo Digital

O Google é o buscador mais famoso do mundo. Mas se engana quem pensa que trata-se apenas de uma ferramenta de busca. Muitos recursos foram incorporados ao site, para torná-lo ainda mais poderoso e útil.

Com alguns truques, qualquer um consegue pesquisar assertivamente para obter informações úteis de forma simples e prática — como contas matemáticas, discografias de artistas e a previsão do tempo. Conheça algumas dicas para não esquecer jamais:

1. Pesquisa em um site específico

Um dos truques de busca no Google é para pesquisar palavras-chave num site específico, em vez de procurar em toda internet. Para isso, basta colocar o modificador “site: www.nomedosite.com.br” (sem aspas) após as palavras pesquisadas.

2. Tipos de arquivo específicos

Outro recurso útil é a busca por tipos específicos de arquivo, pelo modificador “filetype:” (sem aspas). Novamente, recorreremos à computação em nuvem: digamos que você queira encontrar conteúdo sobre esse assunto apenas em formato PDF, para baixar e ler depois.

Nesse caso, você só precisa digitar “computação em nuvem filetype: pdf” no Google e terá à sua disposição vários resultados sobre o assunto, no formato específico.

3. Status de voos

Se você tem alguma viagem programada e já conhece o número do seu voo, pesquisando pelo nome da companhia aérea junto ao número você poderá conferir seu status.

Muitas vezes, essa procura dispensa até mesmo o nome da empresa. Por exemplo, a simples busca por “G3-6855” retorna o status do voo da Gol que sai do Rio de Janeiro com destino à Vitória.

4. Calculadora e desenho de gráficos

O Google consegue fazer contas! Esse é mais um dos truques de busca e é bem simples de usar: basta jogar a conta na caixa de busca ou no Google Chrome e receber o resultado.

Vale desde expressões mais simples como 4+5 como outras maiores, como 4+3(9/2)*5+1)-10^2 (que, a propósito, resulta em -27,5).

5. Definição de palavras

Quando você estiver em dúvida sobre o que uma determinada palavra ou conceito significa, o Google pode ajudar. Tudo que você precisa fazer é digitar o comando “define:” (sem aspas) seguido da palavra ou conceito desejado para receber a definição no topo da busca. Por exemplo, a busca “define: segurança digital” apresenta o conceito de segurança digital.

6. Conversor moedas e unidades de medida

Dez reais equivalem a quantos dólares comerciais hoje? Uma simples busca no Google por “10 reais em dólares” soluciona nossa dúvida — vale para diversas outras moedas também.
Se a sua dúvida é sobre quantos quilômetros equivalem a uma milha, procure por “1 milha em km” e descubra na hora, de forma simples e rápida. Também vale para unidades de temperatura, massa, velocidade, volume, área e armazenamento digital.

7. Informações do tempo

Funciona de um jeito incrivelmente simples: você só precisa buscar por “previsão do tempo” e ele apresenta as informações atuais e dos próximos dias no local onde você está.

Se preferir, pode colocar o nome da cidade desejada na frente, como “previsão do tempo em São Paulo”.

*Cláudio Santos é CEO da Santo Digital, empresa líder em Google Apps for Work e Google Cloud Platform.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*