A 19ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oferecerá serviços de nutrição com dinâmica de alimentação, oficinas de artesanato e de alimentação saudável, além de serviços para migrantes.
A ação será na segunda-feira (2), das 8h às 17h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte, quadra 01, b Edifício Rossi Esplanada Business.
O evento disponibiliza diversos serviços gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade já realizou mais de 29 mil atendimentos em 18 edições. Apenas na 18ª edição, foram realizados 2.316 atendimentos.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/ DF) realizará oficinas de alimentação saudável com o preparo de receitas práticas e saudáveis.
A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo uma abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios que essas mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.
O Dia da Mulher foi reconhecido pelo IV Prêmio CNJ – Juíza Viviane Vieira do Amaral de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A iniciativa foi a sexta colocada na categoria “Atores e atrizes do Sistema de Justiça”. A condecoração, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), premia e dá visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento a esse tipo de crime, além de conscientizar os integrantes do Judiciário quanto à necessidade de permanente vigília para o enfrentamento dos casos. A ação concorreu também a 21ª edição Prêmio Innovare 2024, premiação que reconhece práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça no Brasil.
Enquanto são atendidas, mães que precisam levar crianças ao evento contarão com uma brinquedoteca para deixar os filhos em segurança. A iniciativa oferecerá também lanche para as participantes. Na área jurídica, a DPDF disponibilizará serviços como mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Saúde além da prestação de assistência psicossocial e a realização de exames de DNA.
No setor de saúde, a iniciativa oferecerá consulta com cardiologista e exames de eletrocardiograma ofertados pela clínica Integracor, além de auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa, disponibilizados pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará material para detecção de HPV, para a prevenção do câncer de colo do útero, a mulheres de 30 a 49 anos até as 11h. A iniciativa oferecerá também atendimento com médico, em caso de resultado positivo. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) disponibilizará vacinas. O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) – Grupo Opty realizará a aferição de pressão ocular.
Fonte: Ascom – DPDF – Jane Rocha