«

»

abr 29 2022

A artista Marianne Peretti, criadora dos vitrais da Catedral e do Panteão, será velada amanhã em Brasília

EBC | Vitrais depredados na Catedral de Brasília serão trocados sem custos

Morreu na segunda-feira (25), aos 94 anos, a artista plástica Marianne Peretti, idealizadora dos vitrais da Catedral de Brasília e do Panteão da Pátria, localizado na praça dos Três Poderes.

O velório está marcado para amanhã (30), às 13h no Cemitério Campo da Esperança.

Marianne tem várias obras expostas na Câmara dos Deputados, como o painel Araguaia, no Salão Verde, e o painel “Alumbramento”, no Salão Branco do Congresso Nacional, também conhecido como Chapelaria.

A mais conhecida de suas obras é o vitral da Catedral de Brasília, considerada por especialistas como um marco do século 20. O espectador é apresentado ao diálogo da arte com a arquitetura da cidade.

Uma forma singular de ver Brasília, pelo universo que une o concreto e a leveza, os lugares e suas ambiências, para, através da arte, manter vivos os ideais de liberdade e democracia que estão presentes em sua obra.

O documentário “Uma Mulher e uma Cidade” é uma justa homenagem à artista. Marianne percorre as suas obras detalhando sobre cada uma delas e exibe o conjunto de vitrais, painéis e esculturas que deram significados aos lugares cívicos, sagrados, espaços solenes do legislativo, executivo e judiciário do Brasil.

Para contar a história de “amor” entre Marianne e Brasília, o documentário também vai à França mostrar os primeiros passos da franco-brasileira no mundo das artes, em plena efervescência cultural de Paris no início do século passado.

A vinda para o Brasil, o encontro com Niemeyer que resultou numa parceria artística de mais de duas décadas e possibilitou a união das cores dos seus vitrais à luz dos trópicos. Os depoimentos foram captados entre os anos de 2012 e 2016.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*