«

»

fev 27 2017

A MÚSICA SERTANEJA ESTÁ DOMINANDO PORQUE TEM QUALIDADES. ACREDITE!

Não tenho mais idade para ir embora do Brasil e por isso tento a cada momento entender meu país.

O grande exercício é superar os preconceitos. Foi assim com os evangélicos. Hoje tenho muitos amigos nessas igrejas e reconheço que há iniciativas boas e ruins – como tudo na vida.

Agora estou tentando entender a música sertaneja, coisa difícil para um cara que adora Tom Jobim, Caymmi, Gil, João Gilberto, Elis, Marina Lima, Marisa Monte e outros nomes sofisticados.

Mas a verdade é que o Brasil foi tomado pelos herdeiros de Xororó e Zezé de Camargo, milhares de moças e rapazes de nomes estranhos, que ocupam a grande maioria das rádios FM.

Passei a ouvir essas rádios e consigo entender. Superando o preconceito, muitos desses cantores (maioria em dupla) têm grande domínio instrumental, com ótimos arranjos.

As músicas são chocantes, pelo estilo padronizado de neosertanejo (ex-universitário), de um romantismo dramático ou de uma irreverência que me deixa acanhado, corado, até assustado.

Mas têm qualidade e capacidade de crescer cada vez mais, ampliando o domínio de mercado, mesmo sob bombardeio da mídia preconceituosa.

Ninguém chega ao topo sem valor. É muito fácil afirmar que esses cantores e cantoras estão se valendo da ignorância dos brasileiros. Não subestimem o nosso povo.

E, para citar um exemplo, dou de presente a vocês uma música brilhante e emocionante de Zezé de Camargo.

Continuo ao lado de Caetano, Lulu, Raul, Titãs, mas de vez em quando vou ouvir as rádios bem populares. Há sinal de vida inteligente por lá, acreditem. Amigas e amigos, tenham vergonha do seu excesso de preconceito. (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*