«

»

maio 24 2014

A VERDADE DO PESCADOR: CAMARÃO DO NORDESTE EM SANTA CATARINA

JOSÉ LAUDELINO SARDÁ

Em uma peixaria de Laguna estava o pescador que já não pesca mais. Limita-se a comprar camarão do Nordeste e peixe trazido por caminhões do Rio Grande do Sul.
Por quê?

Laguna não tem mais camarão. Os tanques foram aterrados e sobre eles construídos edifícios e condomínios. Uma contaminação, conhecida por Mancha Branca, atacou os camarões e as águas dos tanques, jogadas na lagoa e no mar, estenderam o problema para o mar, matando os camarões naturais.

Foi isso. Hoje, 90% dos camarões comercializados na Laguna vêm de fora, principalmente dos tanques instalados no Nordeste. Os camarões vendidos em Florianópolis também não são de Laguna. Mais de 95% vêm também do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

A maior tristeza é saber que o governo não faz nada para reverter esta triste realidade. Nem mesmo a prefeitura de Laguna sensibiliza-se com o grave problema, que levou dezenas de pescadores a procurarem emprego na Grande Florianópolis e em Joinville. Há dezenas de pescadores morando em casas de parente, em Laguna.

Santa Catarina esbanja índices de crescimento e de emprego. Contudo, ignora a sua realidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*