«

»

fev 11 2016

ABUSO NO USO DE ANTIBIÓTICOS É DENUNCIADA PELA FAO

A resistência aos antibióticos é uma ameaça emergente à saúde pública. É preciso um esforço global para reduzir riscos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O uso excessivo e incorreto, bem como de outros antimicrobianos, provoca maior resistência dos agentes que causam infecções e doenças que os medicamentos deveriam diminuir. O mau uso desse tipo de remédio ameaça reverter um século de progressos na saúde humana e animal.

A FAO elogia o interesse europeu na causa e a Holanda, por ter baixado em quase 60% a quantidade de medicamentos usados na pecuária nos últimos anos. Mas o verdadeiro desafio é traduzir os esforços atuais para os países necessitados e com poucos recursos.

A resistência aos antibióticos é mais alta em nações onde as leis, a vigilância, a prevenção e o controle são fracos ou inadequados.

O fenômeno dá-se quando micro-organismos como bactérias, fungos e parasitas, tendem a adaptar-se às drogas destinadas a eliminá-los.

Além de serem usados em humanos, esses agentes são empregados em outras espécies animais.

A FAO destacou ainda a necessidade de aumentar a produção de alimentos para uma população global em expansão, que deverá chegar a 10 mil milhões até 2050.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*