«

»

jan 30 2014

Acredite, o Facebook ocupou todos os espaços

RENATO RIELLA
O Facebook abriga 71% de todos os usuários da Internet no Brasil, sendo disparada a principal rede social.

Este é o resultado da pesquisa Pew Research Center relativa ao ano de 2013.

Na segunda posição aparece o Linkedin, com 22%.O Twitter (18%) tem perdido espaço e apareceu em quarto lugar, atrás do Pinterest (21%).

Vale ressalvar que boa parte dos amantes do Twitter estão também no Facebook, que se transforma realmente na grande força de comunicação do Brasil neste momento.

Em quinto lugar aparece o Instagram, com grande potencial de crescimento, já atingindo 17%.

As redes sociais estão ofuscando os meios tradicionais de comunicação. As pessoas mais jovens já não assistem TV aberta e valem-se de Facebook e Twitter, principalmente, assistindo programas específicos na TV por assinatura.

Tudo isso merece muitos estudos e também cuidado para não haver interpretação precipitada.

Alerto que nesta eleição brasileira as redes sociais ainda não vão assegurar o sucesso de nenhum candidato. No entanto, vão mobilizar massas em torno de temas polêmicos e também poderão destruir muitas candidaturas.

Uma prova viva é o desgaste extremo da presidente Dilma, ao não tomar cuidados básicos na sua passagem de 24 horas por Lisboa, quando veio a público numa demonstração de ostentação e abuso.

O Palácio do Planalto ainda não entendeu que austeridade é a primeira exigência da opinião pública neste momento. E Dilma exagerou ao se expor gastando além da conta.

Mas tanto o Planalto como a própria Dilma ainda não sabem o que é Facebook, um sistema bombástico operado mal por seus assessores burocráticos.

Quanto às previsões de que o Facebook vai entrar em decadência, são mais do que verdadeiras. Mas durante alguns anos ainda estará incomodando muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*