RENATO RIELLA
O Facebook abriga 71% de todos os usuários da Internet no Brasil, sendo disparada a principal rede social.
Este é o resultado da pesquisa Pew Research Center relativa ao ano de 2013.
Na segunda posição aparece o Linkedin, com 22%.O Twitter (18%) tem perdido espaço e apareceu em quarto lugar, atrás do Pinterest (21%).
Vale ressalvar que boa parte dos amantes do Twitter estão também no Facebook, que se transforma realmente na grande força de comunicação do Brasil neste momento.
Em quinto lugar aparece o Instagram, com grande potencial de crescimento, já atingindo 17%.
As redes sociais estão ofuscando os meios tradicionais de comunicação. As pessoas mais jovens já não assistem TV aberta e valem-se de Facebook e Twitter, principalmente, assistindo programas específicos na TV por assinatura.
Tudo isso merece muitos estudos e também cuidado para não haver interpretação precipitada.
Alerto que nesta eleição brasileira as redes sociais ainda não vão assegurar o sucesso de nenhum candidato. No entanto, vão mobilizar massas em torno de temas polêmicos e também poderão destruir muitas candidaturas.
Uma prova viva é o desgaste extremo da presidente Dilma, ao não tomar cuidados básicos na sua passagem de 24 horas por Lisboa, quando veio a público numa demonstração de ostentação e abuso.
O Palácio do Planalto ainda não entendeu que austeridade é a primeira exigência da opinião pública neste momento. E Dilma exagerou ao se expor gastando além da conta.
Mas tanto o Planalto como a própria Dilma ainda não sabem o que é Facebook, um sistema bombástico operado mal por seus assessores burocráticos.
Quanto às previsões de que o Facebook vai entrar em decadência, são mais do que verdadeiras. Mas durante alguns anos ainda estará incomodando muita gente.