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maio 31 2013

aeroporto privatizado, pior não fica

RENATO RIELLA

Você, que vive há anos insatisfeito com o funcionamento dos aeroportos brasileiros, deve acompanhar bem essa política de privatização que o governo petista está adotando. Como diria o Tiririca, pior não fica.

O leilão de concessão dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ) deverá ocorrer em 30 de outubro e terá mais exigências do que as concessões de terminais feitas anteriormente. “O objetivo é garantir uma cultura de operador aeroportuário que coloque nossos aeroportos em um padrão internacional”, explicou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. Vamos torcer para que isso dê certo.

O consórcio deverá ter a participação de pelo menos 25% de uma empresa que tenha experiência em operação de terminais, com no mínimo 35 milhões de passageiros.

Para o Galeão, a concessão terá prazo de 25 anos e será exigido um investimento de R$ 5,2 bilhões no período. Entre as melhorias previstas estão a ampliação do terminal de passageiros, o novo terminal de cargas, o novo pátio de aeronaves e uma nova pista independente.

Em Confins, será preciso um aporte de R$ 3,5 bilhões em 30 anos, que é o prazo da concessão. Entre os investimentos estão um novo terminal de passageiros, um novo estacionamento, um novo pátio de aviões e uma nova pista independente.

Os valores mínimos de leilão serão de R$ 4,5 bilhões para o Aeroporto de Galeão, e de R$ 1,5 bilhão para Confins.

Atualmente, 17 milhões de passageiros passam, por ano, no Aeroporto do Galeão e a expectativa é que, em 25 anos, o fluxo seja de cerca de 60,5 milhões de pessoas. Em Confins, circulam por ano 10,4 milhões. A estimativa é que suba para 43,3 milhões em 30 anos.

O governo já concedeu à iniciativa privada no ano passado a administração dos aeroportos internacionais de Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e o Juscelino Kubitschek (Brasília).

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