«

»

nov 07 2018

Agência das Nações Unidas promove evento de capacitação em TI para meninas do DF

Nos dias 9 e 10 de novembro, 100 alunas do ensino médio de escolas públicas do DF participam de uma imersão no universo da tecnologia. Nesse período, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), Agência especializada das Nações Unidas para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), promove um encontro com oficinas de tecnologia, debates e palestras especialmente voltadas para o público feminino.

evento acontece no Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília – IFB e envolve representantes do governo, empresas e academia. É o TIC TAC Weekend Camp, que envolve mais de 171 países

“TIC” quer dizer “Tecnologia de Informação e Comunicação” e “TAC”, “Transformação, Acesso e Conhecimento”. Esta é a segunda edição do evento, que faz parte de uma série de atividades de inclusão digital que estão sendo promovidas pela UIT como parte da campanha internacional “Gilrs in ICTs”, que acontece em mais de 171 países. Segundo dados da Agência internacional, em todo mundo, cerca de 200 milhões de mulheres estão desconectadas, se comparadas ao número de homens. Também se estima que, no planeta, exista uma enorme necessidade de novos profissionais de TI.

Segundo a coordenadora do evento, Ana Veneroso, Oficial de Programa da UIT, “essas ações são ligadas ao cumprimento do Objetivo 5 da Agenda 2030 da ONU, que é alcançar a Igualdade de Gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Já a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, lembra que a estatal possui um projeto de inclusão com o mesmo objetivo, o “Menina de TI”, que já recebeu mais de 500 alunas de todo o país.

Na Ceilândia, as estudantes vão se encontrar com representantes da agência ONU Mulheres e de entidades como Serpro, Cisco e IFB. As oficinas são dedicadas a aulas práticas sobre Digital Storytelling, programação com as ferramentas Scratch e Appinventor, Cibersegurança, além da criação de uma estação meteorológica de baixo custo com a plataforma Arduíno.

A troca de experiências também vai acontecer nas rodas de conversa, que vão tratar de temas como empoderamento feminino, mulheres na tecnologia, empreendedorismo e autoestima. O encerramento fica por conta da atriz Maria Paula, que fará uma palestra sobre o tema “Cultura de Paz”.

O evento é organizado pela UIT com o apoio do projeto Meninas.comp da UnB, Procuradoria Especial da Mulher, Cruz Vermelha, Serpro, Anatel, Cisco Academy e Grupo Mulheres do Brasil, entre outras instituições. O encontro será acompanhado por uma delegação do orgão regulador da República Dominicana, Instituto Dominicano de Telecomunicações, com o objetivo de conhecer e buscar replicar o “TIC TAC” no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*