«

»

ago 11 2015

AGÊNCIA DE DEMOLIÇÕES DO GDF ATINGE 500 FAMÍLIAS EM PLANALTINA

A Agefis comemora mais uma demolição, desta vez atingindo 480 famílias em Planaltina. Mas quem deixou isso acontecer?

Cadê a Administração Regional, que não viu todo este pessoal se instalando numa área irregular?

Será que a Agefis tem coordenadores regionais de fiscalização?

Se tiver, por que não punir o responsável pela área de Planaltina, que deixou as coisas correrem e agora obriga o governador Rodrigo Rollemberg a se desgastar com quase 500 famílias?

Será que nenhuma autoridade compactuou com o crime de se invadir terra pública? Quem poderá ser responsabilizado por isso?

O certo é que cerca de 480 construções erguidas dentro do Parque Ecológico e Vivencial Retirinho, em Planaltina, serão retirados até o fim desta semana, durante ação do chamado Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo.

Ontem (10), primeiro dia da operação, foram removidas 97 edificações de madeira, cinco de alvenaria, 1,6 mil metros de cerca e aterradas seis fossas. Os trabalhos continuam.

O parque foi criado em 1999, pela Lei nº 2.355, de 26 de abril de 1999, e ocupa 624 hectares na Fazenda Mestre D’Armas, à margem do Córrego Atoleiro.

A área ecológica tem sido invadida por chacareiros e usada como depósito de lixo e restos de construção, sem que a Agefis se antecipe e evite esses prejuízos.

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo teria como função desenvolver ações de prevenção e controle de construções irregulares nas áreas urbanas e nas de proteção ambiental de Brasília.

Na prática, este Comitê não previne nada. De vez em quando faz ações midiáticas, dramáticas, derrubando verdadeiras cidades que cresceram à margem da lei.

O Comitê tem a participação de 18 órgãos do governo de Brasília, e é coordenado pela Subsecretaria de Ordem Pública e Social.

A Agência de Fiscalização gerencia a parte operacional do Comitê, mas na prática está virando uma A-Demo, Agência de Demolições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*