«

»

jul 09 2014

AGRICULTURA PREVÊ CRESCIMENTO DE 2,3% ESTE ANO

Em meio a um festival de notícias negativas, a agricultura continua produzindo fatos positivos.

A sexta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano atinge a marca de 192,5 milhões de toneladas, com crescimento de 2,3% em relação à safra do ano passado, de 188,2 milhões de toneladas.

Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho, divulgado hoje pelo IBGE. Houve um pequeno crescimento, de 0,1%, nas estimativas de junho, comparativamente a maio.

Os números divulgados indicam que houve crescimento de 6,6% na estimativa da área a ser colhida em 2014, que chegará a 56,3 milhões de hectares, contra os 52,9 milhões da área colhida no ano passado e 0,2% em relação a maio.

Os destaques nas estimativas divulgadas foram três produtos: arroz, milho e soja, que somados, representaram 91% da produção nacional e responderam por 85,1% da área a ser colhida.

Impulsionada pelos preços da arroba, a estimativa de produção do algodão herbáceo (em caroço) é 4,3 milhões de toneladas, um crescimento 26,5% em relação ao ano anterior. Os produtores aumentaram a área plantada com a cultura em 21% em razão dos preços terem aumentado após dois anos em queda. O principal produtor é Mato Grosso, que participa com 58% do total nacional (2,5 milhões de toneladas), volume 33,7% maior que do ano anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*