«

»

fev 08 2015

AI! AI! AI! FRAGA ESTÁ PENSANDO NUM SLOGAN PARA O GOVERNO ROLLEMBERG

RENATO RIELLA

“Respeite o povo de Brasília, governador!”. Com esta frase, repetida em todos os momentos contra o governador Agnelo Queiroz, o coronel Alberto Fraga (DEM) conseguiu ser o deputado federal mais bem votado do DF. E acabou de afundar Agnelo na campanha eleitoral.

Perguntei a Fraga se vai usar a mesma frase contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Deu uma risada travada e disse que aguardará os primeiros 120 dias. Depois, virá com novo refrão. Mas, pensando bem, dificilmente Fraga conseguirá algo tão forte quanto “respeite o povo de Brasília, governador!”

Com um “projeto de ética” discriminatório, duríssimo, o governador dominou em um mês quase a totalidade da Câmara Legislativa (sobrou o petista Chico Vigilante). Nessas condições de comodidade, resta a Rollemberg temer somente o slogan do Fraga, deputado que quase certamente será candidato a governador em 2018.

 

FUZILOU BANDIDOS NA CEILÂNDIA

 

Acompanho Fraga desde a década de 80, quando chefiei a redação do Correio Braziliense. Na época, ele comandava a Polícia Militar na Ceilândia e fuzilava os bandidos sem pena, nos dando ótimas manchetes semanais (se houve crime, já prescreveu).

Só vim conhecer este coronel barra pesada no ano passado, quando ele a a mulher, Mirta, sentaram na mesma mesa comigo e com minha mulher, Márcia, nos 60 anos do jornalista Airton Maia.

Mirta, com quem o deputado é casado há décadas, é uma mulher bonita, de personalidade, de ótimo nível. E, pessoalmente, Fraga é afável, engraçado e inteligente. Nada a ver com o detonador da Ceilândia.

Na política, no entanto, ele lidera a chamada “bancada da bala”, no Congresso Nacional, que luta pela liberdade de se comprar armas no Brasil. Em 2005, venceu sozinho o plebiscito do desarmamento, com aparições diárias na TV em todo o Brasil. Não é mole, não! Sai de baixo que lá vem o Fraga!

 

CONSEGUIU TIRAR AS VANS DE BRASÍLIA

 

Já contei aqui um episódio engraçado. Fraga entrou na história de Brasília porque, na década passada, como secretário de Transportes do famigerado governador Arruda, conseguiu tirar as vans do transporte coletivo no DF.

Só mesmo ele, armado até os dentes, conseguiria isso! No entanto, surgiu o boato de que o líder das vans estava se preparando para fuzilar o secretário de Transportes, como vingança.

Fraga pegou o próprio carro e foi até a casa desse cara. Bateu na porta e disse assim: “Disseram que você vai me matar. Vim aqui para facilitar o serviço”.

Foi um choque. No final, conversaram de modo relativamente civilizado e as vans sumiram, surgindo uma vez ou outra de forma clandestina.

Esse mérito não encobre a grande trapalhada liderada pelo secretário Fraga, que tentou instalar um mal planejado BRT (Veículo Leve sobre Trilhos) e deixou a entrada da W3 Sul entulhada durante quatro anos. Até hoje pagamos preços elevados por esse projeto maluco.

 

QUANTAS BALAS CABEM NUM TREIS-OITÃO?

 

Para completar, conto outra do Fraga. Na semana passada, ele deu entrevista no Correio Braziliense, com ar bastante debochado, na qual desafiou o secretário de Segurança Pública (e Paz Social?), Arthur Trindade, a dizer quantas balas cabem num revólver 38. Foi uma tirada genial do líder da oposição no DF.

Hoje, o secretário de Segurança, criticado por ser excessivamente acadêmico, surge no próprio Correio com ótima réplica. De princípio, afirma que um treis-oitão pega de cinco a oito balas (fiquei sabendo disso agora).

Na sequência, o acadêmico surpreendeu, ao afirmar: “É importante dizer que sei atirar de revólver, pistola, fuzil e metralhadora. Mas também sei atirar de canhão, uma vez que fui oficial do Exército da arma de Artilharia”.

Fiquei pensando: imaginem um canhão nas mãos do Fraga… Deus sabe o que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*