«

»

set 03 2015

APESAR DA RECESSÃO, JUROS NA FAIXA DE 14,25% SÃO MANTIDOS

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, manter a Selic, taxa básica de juros da economia, em 14,25% ao ano, percentual mais elevado do mundo entre todos os países.

A manutenção de uma taxa de juros tão alta num país em recessão, com desemprego crescentemente em alta, aprofunda o abismo e impede qualquer perspectiva de recuperação econômica este ano.

Os juros altos impactam diretamente no custo anual da Dívida Pública Federal, que hoje ultrapassa a incrível marca de R$ 2,8 trilhões. O governo vai pagar, este ano, cerca de R$ 400 bilhões de juros para manter esta dívida, montante que cresceu quando a Selic foi sendo aumentada.

A taxa Selic tão elevada é justificada como o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida. No entanto, paradoxalmente, os juros mais altos causam reflexos nos preços, porque as taxas elevadas encarecem o crédito e estimulam a poupança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*