«

»

dez 22 2012

ARRUDA NÃO SERÁ CANDIDATO

 RENATO RIELLA

 

Não creio que José Roberto Arruda leia este BLOG. Se ler, vai desistir de ser candidato nas eleições de 2014.

Sabem por que? Porque, se conseguir ser eleito deputado federal, o julgamento da Caixa de Pandora segue para o Supremo Tribunal Federal, onde ele será triturado mais do que José Dirceu e Genoíno.

Ficou comprovado, nesta questão do Mensalão do PT, que o chamado foro privilegiado é uma fria. Se Arruda  e seus comparsas forem julgados pelo STF, não terão possibilidade de recorrer a outras instâncias. É o que ocorre com os petistas, ameaçados de prisão próxima, sem apelação.

Hoje, o processo da Caixa de Pandora está tramitando no Superior Tribunal de Justiça, porque um dos 38 reus (Domingos Lamoglia) é conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Por isso, tem foro privilegiado, localizado nesta instância superior.

Se condenados no STJ, os pandoristas ainda poderão recorrer ao Supremo, ganhando mais alguns anos antes de serem trancafiados, antes de verem o sol quadrado.

Pode ser que, antes disso, alguns deles batam as botas, outros atinjam os 70 anos (com redução de pena, etc).

Há outro aspecto não divulgado. Se Domingos Lamoglia for cassado no TCDF (ou se renunciar), o julgamento dos 38 pandoristas cai para a Justiça Comum, a chamada primeira instância, no Tribunal de Justiça do DF. Nesse caso, há o inconveniente de ser julgado por juiz desconhecido, que pode botar para quebrar em cima do grupo, tentando ser mais radical do que o ministro Joaquim Barbosa.

O melhor para Arruda é mesmo o STJ, onde está hoje. Mas, como disse antes, ele perde a regalia se for eleito deputado. Por isso, mesmo que escape da Lei da Ficha Limpa (ou Suja) em 2014, quase certamente não será candidato. Só se for burro, ou suicida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*