RENATO RIELLA
O Ibope divulgou hoje, pela TV Globo, pesquisa feita no DF. Se a eleição fosse hoje, o ex-governador José Roberto Arruda teria lugar garantido na disputa pelo segundo turno, pois já aparece com 32% das intenções de voto.
Os outros candidatos a governador do DF, somados, atingem 45%, e há 23% de votos ainda indefinidos.
É um quadro preocupante, às vésperas da decisão do Tribunal Regional Eleitoral que pode impugnar a candidatura do Arruda, resultado que pode levar o processo para a avaliação do Tribunal Superior Eleitoral e, depois, ainda, para o Supremo Tribunal Federal.
Há muitas análises a se fazer. A mais óbvia é que a pesquisa do Ibope repete a tendência observada em todas as outras pesquisas, com variação apenas de números.
Na de hoje, os seis candidatos aparecem com os seguintes percentuais:
Arruda (PR)………………………32
Agnelo (PT)…………………….. 17
Rollemberg (PSB)……………15
Pitiman (PSDB)…………………6
Toninho (PSOL)………………..6
Perci (PCO)………………….1
COMENTÁRIO DO BLOG DO RIELLA
Em eleição passada, o Ibope errou tanto na avaliação aqui no DF, que o dono do instituto, Carlos Augusto Montenegro, jurou que nunca mais faria pesquisa em Brasília.
Não cumpriu a promessa e está apresentando nacionalmente resultado que dá 32% de votos para Arruda.
Interessante é imaginar como esses 32% de votos poderão se redistribuir se Arruda for mesmo impugnado pela Justiça Eleitoral.
Podemos imaginar que o governador Agnelo Queiroz praticamente não herda nenhum voto do Arruda.
Rodrigo Rollemberg pode ficar com alguma fatia, assim como o tucano Pitiman tende a herdar sensível percentual nas próximas pesquisas, desde que Arruda seja retirado do combate.
Há também a hipótese de que o ex-governador Roriz indique algum nome para disputar a eleição de governador, mas nesse instante fica difícil tratar desse assunto, por questões de fragilidade física desse importante político.
Assim, nos momentos que antecedem o julgamento do TRE-DF, paira no ar o percentual de 32% a favor do Arruda. Pense bem, você que está lendo este BLOG: o resultado do Ibope ajuda ou prejudica Arruda na avaliação dos juízes do Tribunal Eleitoral?