«

»

ago 17 2018

ARTIGO: Novidades paralelas

ANDRÉ GUSTAVO STUMPF, JORNALISTA

A campana eleitoral começou cheia de dúvidas, malandragens, chicanas jurídicas com o mérito de escamotear algumas novidades paralelas.

A principal delas, na semana, foi a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, que iniciou pelo Brasil sua primeira viagem à América do Sul. Em seguida visitou Argentina, Chile e Colômbia, com objetivo de fortalecer as relações militares entre a região e Washington.

Na realidade, os norte-americanos se assustaram com a crescente influência da China no continente. E partiram para o contra-ataque.

O Brasil não figurou de maneira ostensiva na política externa norte-americana em tempos recentes. Nos dois mandatos do então presidente Lula, o chanceler Celso Amorim esteve mais preocupado com as relações, chamadas de sul-sul, com países da África, com China e Rússia. No continente, privilegiou os bolivarianos.

Os chineses trabalham desde o governo Geisel. Eles ultrapassaram os norte-americanos no capítulo das relações bilaterais. São os principais negociantes com os brasileiros, tanto em termos de exportação quanto de importação.

O secretário Jim Mattis conversou com os ministros Joaquim Silva e Luna, da Defesa, e Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores, em Brasília. Na pauta do encontro estiveram alternativas para avançar na cooperação nas áreas técnica, científica, político-militar e indústria de defesa.

O secretário de Defesa americano tratou de três temas que são discutidos há dois anos entre os dois países: o aproveitamento do centro de lançamento de satélites de Alcântara, a cooperação na área de defesa cibernética e a ajuda humanitária à Venezuela.

Em relação à Venezuela, não há muito que fazer. Desde o governo Bush Junior os militares norte-americanos sonham com uma ação forte capaz de derrubar Maduro.

O Brasil não deve embarcar numa aventura capaz de desestabilizar o continente inteiro. Maduro vai continuar fingindo que comanda uma democracia cercado por seguranças cubanos e militares venezuelanos de alta patente. Alguns deles acusados de envolvimento pesado com tráfico de drogas.

O governo de Caracas é uma lucrativa ação entre amigos. Cedo ou tarde vai cair como ocorreu com todos os tiranetes latino-americanos.

O que trouxe Jim Mattis ao Brasil foi a percepção de que os chineses desembarcaram com apetite no país. E investiram fortemente em setores importantes da infraestrutura nacional. Na Argentina, construíram uma base de monitoramento de satélites no sul do país.

Washington não gostou da novidade. E abriu aqui a perspectiva de utilizar a base de Alcântara no Maranhão para fazer lançamentos comerciais de foguetes.

Isso é novidade. A base de Alcântara no Maranhão passou por várias fases. Na primeira delas, técnicos brasileiros tentaram desenvolver seus próprios métodos e equipamentos. Quando o primeiro foguete nacional estava pronto para subir, as instalações, súbita e misteriosamente, explodiram. Muita gente morreu.

Tempos depois foi assinado um acordo com a Ucrânia para produzir e fazer lançamentos daquela área. O negócio não foi em frente, entre outras razões, por consequência da oposição do governo russo.

Tecnologia espacial não é para principiantes, nem amadores. Jogo duro. Ninguém transfere tecnologia nem gosta de ver o adversário com vantagem estratégica.

A novidade é que agora o governo de Washington decidiu privatizar as atividades neste setor. Lançamentos comerciais poderão ser realizados do Maranhão, onde, por causa de sua localização próxima à linha do Equador, têm custo menor. E não envolvem tecnologia sensível.

Ou seja, é possível colocar os brasileiros na roda, evitar estrangeiros bisbilhoteiros, e ainda ganhar algum dinheiro com o negócio. É bom avançar o assunto antes da eleição, assim talvez, o próximo presidente já encontre o assunto deliberado, discutido e até resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*