«

»

nov 03 2014

ARTIGO: O PAPEL DO ELEITOR

CAIO SILVA

Primeiro foram as pesquisas eleitorais, transmitidas diariamente como se fosse uma corrida de carro, com diferença aumentando ou diminuindo, como se os eleitores fossem voláteis e sensíveis a cada suspiro do candidato. Só faltou colocar o Galvão Bueno transmitindo cada resultado da pesquisa.

Depois, o comportamento dos eleitores, comportando-se como torcedores de um time de futebol.

Diferente de um campeonato de futebol, em uma eleição não há campeão e rebaixados. Só pode haver um ganhador: nós, a população.

Se uma proposta foi a que conquistou a preferência da maioria, é porque ela atende a essa maioria, e a ela a minoria deve se juntar para cobrar o cumprimento do prometido.

Não é decente ser oposição porque perdeu uma eleição, mas sim reconhecer a proposta vencedora e exigir o seu cumprimento.

Não é decente ser da situação e defender indiscriminadamente qualquer besteira feita pelos eleitos.

Os eleitos tem que cumprir seu papel, e nós, eleitores, temos que nos unir independente de nossos votos, cobrando aquilo que se propuseram fazer.

Isso é maturidade política. Isso é união. Isso é colaborarmos para não permitirmos mais que se usem grupos como massa de manobra.

Vamos nos unir como uma voz, assim como quando joga nossa seleção. Se o técnico falha, não deixamos de torcer. Vamos ser críticos conscientes e construtivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*