«

»

mar 29 2020

ARTIGO: O preocupante fator chinês

RUY FABIANO

A China – mais especificamente o Partido Comunista Chinês (PCC), que a governa com mão de ferro – tornou-se presença cada vez mais visível, atuante e provocante no cenário político brasileiro.

Para além de ser hoje o maior parceiro comercial do país, superando os Estados Unidos, fez dessa condição passaporte para intervir nos embates da política interna (quando não provocá-los).

Não começou agora. Já na campanha eleitoral de 2018, o PC chinês apoiou explicitamente a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Não houve nem a preocupação de fazê-lo discretamente, já que, aqui como lá, a lei não admite interferência externa na disputa eleitoral. Mas quem está preocupado com a lei?

Encontros entre Ciro e dirigentes do PCC, no âmbito da embaixada, foram fotografados e filmados seguidas vezes, como se nada de irregular ali houvesse. A própria embaixada noticiou-os no seu site da internet. A Justiça Eleitoral não se pronunciou.

De lá para cá, tudo foi se tornando mais explícito, até chegar ao protagonismo desta semana, por intermédio do embaixador chinês Yang Wanming.

Após indispor-se com o deputado Eduardo Bolsonaro, por este ter feito, dentro de suas prerrogativas de parlamentar, críticas ao governo chinês (que, diga-se, já haviam sido feitas anteriormente pelo presidente Donald Trump), não hesitou em estender as agressões, antidiplomáticas, ao próprio presidente Bolsonaro.

Compartilhou, no twitter, post que insultava o presidente e sua família, classificada no texto como “podre”. O chanceler Ernesto Araújo, após dizer que a opinião do deputado não era a do governo, cobrou retratação do embaixador pelo compartilhamento do insulto.

O embaixador Wanming ignorou a exigência, limitando-se a retirar o post. É interessante que a reação às palavras do deputado – que mencionou a origem chinesa do vírus e o grave gesto de ocultá-lo – não tenha ocorrido em relação a Donald Trump, que disse o mesmo, com palavras bem mais duras. Ali nem houve resposta.

Como é óbvio, o protagonismo chinês na política interna brasileira não ocorreria sem alianças consideráveis.
No episódio mencionado, a primeira voz a se levantar foi a do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para censurar o deputado Bolsonaro e dizer que ele não falava em nome da Câmara.

Ora, a lei garante ao parlamentar direito à liberdade plena de expressão, representando ou não a palavra da Câmara. A propósito, não existe a “palavra da Câmara” e sim a de seus integrantes, que jamais é uníssona e cuja força é exatamente a sua diversidade.

Outro entusiasta da intervenção chinesa na política brasileira (talvez o maior) é o governador de São Paulo, João Doria.

No dia 24, ele, Rodrigo Maia e mais cinco governadores – Helder Barbalho (PA), Ronaldo Caiado (GO), Eduardo Leite (RS) e Romeu Zema (MG) –, todos em rota de colisão com o presidente Bolsonaro, reuniram-se com o embaixador chinês em Brasília, apoiando-o em relação ao conflito diplomático que provocara.

Esse apoio não foi meramente simbólico. Foi verbalmente explicitado. O interesse chinês na ocupação do Brasil ganhou musculatura também com as parcerias estabelecidas no âmbito das comunicações.

A TV estatal chinesa CCTV é hoje dona de considerável parcela da Rede Bandeirantes e firmou também parcerias (em condições ainda desconhecidas) com o Sistema Globo.

Em tempo de sufoco financeiro para a mídia nacional, privada da verba publicitária estatal, o dinheiro chinês é visto como uma benção. O custo, no entanto, é a relativização crescente da soberania nacional. Mas quem está preocupado com isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*