«

»

ago 11 2018

ÀS 4h33 DESTE SÁBADO DECOLOU A SONDA PARKER RUMO AO SOL

ETHEVALDO SIQUEIRA

Não é fantástico?

Entrevistei cientistas da NASA para entender melhor como uma sonda pode entrar na coroa solar (cuja temperatura chega a milhões de graus Celsius) e não se fundir ou evaporar. Leia meu artigo no portal www.mundodigital.net.br e você entenderá.

Vou assistir à decolagem ao vivo, pela NASA TV, em meu computador. E digo: estamos vivendo uma data histórica muito além do campo da astronáutica, mas do conhecimento de nossa estrela-mãe.

Saberemos um pouco mais sobre os ventos solares e sobre a própria atmosfera do Sol.

Se você não sente tesão por isso tudo, me perdoe, mas eu acho que você ainda não alcançou o status de Homo erectus (que nada tem a ver com pênis erecto). Ou melhor Homo sapiens — há dezenas de Homos — escolha o seu.

Chegar ao Sol é um dos maiores desafios que a NASA já enfrentou em seus 60 anos de existência. Mesmo que o Sol tenha uma atração tão poderosa, é surpreendentemente difícil, pois, para chegar até lá é preciso dispor de 55 vezes mais energia do que para ir a Marte.

Por que é tão difícil? A resposta está no mesmo fato que impede que a Terra mergulhe no Sol: a velocidade orbital de nosso planeta é muito rápida – cerca de 107.200 km/hora – quase totalmente de afastamento em relação ao Sol, por ser uma força centrífuga.

A única maneira de chegar ao Sol é anular esse movimento centrífugo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*