«

»

maio 09 2017

AS CONTAS CONTRA O REFIS NÃO SÃO HONESTAS

Toda grande conta pode ser manipulada de acordo com o raciocínio preferido.

Agora, por exemplo, estão dizendo que o Refis em fase de aprovação no Congresso faz o governo perder R$ 23 bilhões.
Puro sofisma!

Na verdade, o governo deixa de cobrar alguns bilhões em juros, multas, etc, que não seriam pagos junto com o principal, por muitas empresas que simplesmente suspenderam atividades por falta de condições financeiras.

Havendo o Refis, muita dívida tributária que estaria perdida vai ser paga – sem aqueles acréscimos que às vezes ultrapassam o valor principal.
Esta conta real ninguém consegue fazer.

Mas há outro ganho: voltando à ativa, além de pagar de forma parcelada os impostos atrasados, diversas empresas passam a operar de novo, pagando impostos normais a partir de agora.

A crise fez muita gente deixar de pagar os impostos, abrindo outro tipo de empresa ou “comprando” notas de empresas amigas, ou mesmo vivendo de forma clandestina.

O balanço honesto do Refis não pode ser feito calculando tudo o que está contabilizado e que não seria conquistado nas condições usuais do Fisco sedento por dinheiro.

É melhor receber o justo do que sonhar com o injusto.
(RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*