«

»

jun 24 2018

As mulheres começam a dirigir na Arábia Saudita

Com fim da proibição, mulheres começam a dirigir na Arábia Saudita

As mulheres ocuparam pela primeira vez o banco do motorista e saíram pelas ruas da Arábia Saudita pela primeira vez nos primeiros minutos de hoje (24), ao cair a última proibição contra motoristas femininas no mundo.

Após a meia-noite (18h em Brasília) algumas começaram a andar pelos seus bairros, acompanhadas de maridos, amigas e outros familiares. Outras colocaram planos nas redes sociais de para onde dirigirão neste dia. Elas estão autorizadas também a guiar caminhões e pilotar motos.

A maioria delas  ainda não tem carteiras de motorista. As primeiras autoescolas destinadas apenas femininas, como determina o regime saudita, começaram suas primeiras aulas há três meses.

O custo das classes e a falta de interesse das mulheres com motorista também são apontados como motivos para a baixa procura. Algumas delas escolhem ter o documento para usar em caso de uma emergência na família.

“Isso ajudará a desafiar normas sociais e de gênero que entorpecem a mobilidade, a autonomia e a independência na Arábia Saudita”, disse à AFP a jornalista Hana al-Jamri, autora de um livro sobre mulheres repórteres.

“As sauditas experimentam um sentimento de justiça. Durante muito tempo negou-se um direito fundamental que as manteve confinadas e dependentes dos homens”, afirmou Najah al-Otaibi, da Arabia Foundation.

A liberação dá fim a uma reivindicação de mais de 30 anos à monarquia saudita, um dos países mais conservadores e religiosos do mundo. Se uma mulher desafiasse a proibição poderia ser condenada a anos de prisão, multa e chibatadas.

O argumento da linha dura é que, no volante, elas estariam mais expostas a assédio sexual e ao pecado. As críticas arrefeceram desde que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, 32, anunciou o fim do veto, em setembro do ano passado.

A medida faz parte de suas reformas liberalizantes nos costumes. Por outro lado, ele é criticado pelo expurgo feito na família real e pela influência em conflitos em outros países do Oriente Médio, acirrando a rivalidade com o Irã.

Fonte: Folhapress.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*