O Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite é hoje (18). Mais de 36 mil postos de saúde estão abertos para receber as crianças de um ano a menores de cinco anos que precisam tomar as vacinas. Mesmo as que já foram vacinadas devem receber um reforço. Os horários de atendimento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra.
Para as crianças que não tomaram nenhuma dose da pólio, será aplicada a vacina injetável. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Em relação ao sarampo, todas vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Atualmente, há dois surtos de sarampo no País: um em Roraima e outro no Amazonas, o que reforça a necessidade da vacinação. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 296 casos da doença e 101 continuam em investigação. Além disso, seis pessoas morreram por sarampo, sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e dois no estado do Amazonas (brasileiros).