«

»

abr 18 2018

Ato em defesa do Hospital da Criança reúne 500 pessoas

Fachada do Hospital da Criança, no Distrito Federal (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

Cerca de 500 pessoas participaram,hoje (18), do ato em defesa da permanência do Instituto do Câncer Infantil e Medicina Especializada (Icipe) à frente da administração do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Com um abraço simbólico na unidade hospitalar, servidores públicos, autoridades, funcionários do hospital,  familiares de pacientes e representantes de entidades organizadas da sociedade civil  protestaram contra a decisão judicial que determina a transferência da gestão do hospital para o Governo de Brasília.

“Estamos unidos defendendo um projeto que foi construído com o esforço de toda a sociedade, liderado pela Abrace e que hoje tem uma gestão reconhecida internacionalmente pela maior autoridade de saúde, que colocou a unidade como um exemplo a ser seguido pelo mundo”, defendeu o governador Rodrigo Rollemberg, referindo-se ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que, em recente visita, não poupou elogios ao HCB.

O chefe do Executivo local enfatizou que o Icipe precisa continuar, principalmente, para a ampliação do Bloco 2, que terá 202 leitos e contribuirá para o atendimento de mais crianças.

“Esse é um hospital 100% público e gratuito. Hoje, não há nenhuma instituição no Distrito Federal com capacidade para fazer essa gestão de qualidade. Não devemos mexer em time que está ganhando”, argumentou.

Para tentar reverter essa situação, representantes do Icipe e do Governo de Brasília apresentarão, na próxima terça-feira (24), à 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), argumentos que justificam a continuidade do modelo hoje em prática.  A previsão é de que o Ministério Público também participe da Audiência de Conciliação.

 

A ex-presidente da Abrace Ilda Peliz, atual secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, foi uma das fundadoras do Hospital da Criança.

“Eu perdi uma filha em 1994, aos dois anos de idade, para um tumor no sistema nervoso central. Transformei meu luto em luta. Levantei a bandeira e me uni a um grupo de médicos, Abrace e pais para construir esse hospital. Hoje, é muito triste saber que essa unidade pode perder o significado”, lamentou.

Também participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Juliano Costa Couto e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle.

Ao longo dos seis anos e meio de funcionamento, a unidade realizou mais de 2,7 milhões de atendimentos para crianças com câncer e outras patologias de tratamento de alta complexidade. O hospital também alcançou 98,8% de satisfação dos usuários pelo alto padrão de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*