«

»

dez 02 2021

Aumenta crise na Capes com a renúncia de mais três coordenadores e 25 consultores

Outros três coordenadores e mais 25 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agora da área de Química, renunciaram a suas funções na entidade ontem (1º), elevando para 80 o número de demissionários.

No início da semana, outros 52 pesquisadores das áreas de Matemática e Física já tinham deixado seus cargos.

Ligado ao Ministério da Educação, o órgão é responsável por avaliar os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do país, autorizando ou não o seu funcionamento.

Eles alegam que a atual presidência da Capes não tem se dedicado à defesa das avaliações, que estão suspensas por uma decisão judicial desde setembro.

“A falta de compromisso com a avaliação quadrienal se traduz pela demora no estabelecimento do cronograma e do regimento, bem como pela inércia na tomada de ações necessárias para a retomada do processo, paralisado por questões judiciais”, diz a carta assinada pelos demissionários.

O trabalho dos coordenadores e consultores na Capes é voluntário. Eles são professores ligados a alguma instituição de ensino e que cumprem à parte funções na entidade.

Os pesquisadores também questionam o empenho da entidade em agilizar as avaliação de novos cursos na modalidade de ensino à distância. Na carta, eles afirmam que, além de terem “pouca ou nenhuma experiência em EaD”, entendem que o processo só deveria ser feito após a finalização da avaliação quadrienal, que daria uma “visão da situação real da área”.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*