«

»

abr 28 2015

AUMENTO DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO É MEDIDA PERIGOSA

Uma medida polêmica foi aprovada pela Câmara Federal: o aumento do limite do crédito consignado, descontado direto da folha salarial ou do benefício da Previdência Social. Conforme a proposta aprovada, o empréstimo poderá comprometer até 40% da renda mensal dos aposentados.

O comprometimento da renda dos aposentados, nesse quadro, pode prejudicar até a sobrevivência nos meses posteriores aos descontos permitidos diretamente na folha de pagamento.

De acordo com informações do especialista Willi Fernandes, diretor jurídico do CEPAASP – Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, tende a aumentar o número de inadimplentes no mercado, mas quem perderá certamente serão os trabalhadores, que irão se submeter a juros que caminham acima da inflação.

Antes de decidir por este tipo de contratação de empréstimo, é preciso tomar algumas cautelas, como por exemplo, ter cópia do contrato devidamente assinada pela instituição bancária, analisar se os juros praticados estão dentro do limite legal, e realizar um planejamento das contas e despesas fixas em casa.

“A única vantagem que percebo é que se terá um crédito muito rápido e instantâneo, mas o preço disso será que, no mês seguinte, a renda familiar estará ainda mais comprometida, pois as necessidades de uma família não diminuem por causa de um empréstimo”, avalia Willi Fernandes.

Vale ressaltar, que é preciso, também, ter cuidados ao fazer o empréstimo consignado para terceiros, parentes e/ou amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*