«

»

set 20 2013

BANCÁRIOS PARAM E PREJUDICAM MILHARES DE BRASILEIROS

A greve dos bancários de todo o Brasil começou nesta quinta-feira (19) e não tem data certa para terminar, informa o coordenador do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro.

A paralisação penaliza a população e hoje, por exemplo (dia 20) vence o prazo para o pagamento do imposto relativo ao Simples, atingindo milhares de empresas brasileiras, muitas das quais terão de cumprir esse compromisso posteriormente, com juros e multas.

A categoria pede reajuste salarial de 11,93%, que corresponde à inflação dos últimos 12 meses mais ganho real de 5%, além de melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e elevação do piso salarial para R$ 2.860,21 (hoje é de R$ 1.519).

Cordeiro explicou que os bancários tinham decidido na semana passada pela paralisação, caso os banqueiros não apresentassem até contraproposta com melhores condições.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu aos trabalhadores reajuste linear de 6,1%, que é a correção da inflação.

“Tivemos quatro rodadas de negociação, mas a Fenaban nada ofereceu de aumento real, nem valorizou o piso salarial, o que causou indignação e levou à greve”, justificou Cordeiro.

O dirigente sindical ainda lembrou que o Brasil está crescendo e os bancos continuam batendo recorde de lucro. “Eles têm obrigação de apresentar uma proposta com conquistas econômicas e sociais como forma de respeito e valorização dos bancários”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*