«

»

ago 01 2020

BANCO DO BRASIL TERÁ ANDRÉ BRANDÃO (EX-HSBC) COMO PRESIDENTE

É dado como certo que André Brandão (ex-presidente do HSBC) será o novo presidente do Banco do Brasil (BB).

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi encarregado pelo Presidente Bolsonaro de buscar no mercado um executivo para substituir o presidente do BB, Rubem Novaes, que permanece no cargo, mesmo após pedir demissão.

O novo presidente pode ser indicado dentro de dois ou três dias, segundo Paulo Guedes. Terá o desafio de gerar a modernização do banco, também aproximando mais a entidade do Governo, como tem sido cobrado na atual administração.

Dificilmente vai entrar no debate sobre a privatização do Banco do Brasil.

Sobre isso, o Presidente Bolsonaro já afirmou publicamente que é assunto a se discutir depois de 2022 – isto é, no próximo mandato, seja quem for o eleito.

 

IMPOSTO – Presidente Bolsonaro autorizou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a defender a criação de um  novo imposto, nos moldes da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras).

Seria o discutido Imposto sobre Transações Digitais.

No entanto, Bolsonaro reconhece que um novo imposto dificilmente terá apoio no Poder Legislativo. Ontem, em entrevista, ele evitou falar sobre isso.

 

COMISSÃO – A Comissão Mista da Reforma Tributária retomou atividades na sexta-feira (31), após quatro meses de suspensão provocada pela pandemia.

O presidente da Comissão, senador Roberto Rocha, comunicou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, será ouvido na quarta-feira (5), às 10h. As reuniões são feitas por videoconferência.

A Comissão terá de debater as PECs (Propostas de Emenda Constitucional 110/2019, do Senado, e 45/2019, da Câmara.

Vai apreciar também a proposta do Governo Federal, cuja primeira parte  foi entregue há 10 dias ao Congresso Nacional.

 

NÚMEROS – Brasil chegou a 92.475 mortes em função da pandemia.

Ontem, 1.212 novos registros – dentro da média da semana.

 

RECEITAS – Advertência do colunista Cláudio Humberto:

—“O plano da Anvisa de exigir certificados digitais de médicos e farmácias para a validação de receitas médicas cria um cartório digital no País, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A invenção ameaça deixar doentes sem o medicamento, caso a farmácia não tenha internet para conferir a certificação”.

Para a Abrafarma, a Anvisa desvirtua a ideia original da MP 983, que introduziu a ideia da assinatura digital, da qual existem diversos tipos

 

PRORROGAÇÃO – Receita Federal prorrogou até 31 de agosto as medidas temporárias adotadas por conta da pandemia.

Os procedimentos administrativos que permanecem suspensos até o dia 31 de agosto são: emissão eletrônica automatizada de aviso de cobrança e intimação para pagamento de tributos; notificação de lançamento da malha fiscal da pessoa física; procedimento de exclusão de contribuinte de parcelamento por inadimplência de parcelas.

 

TRUMP- A aprovação do Congresso dos Estados Unidos recuou a 18% em julho deste ano, mostrou pesquisa do Instituto Gallup. Em maio, estava em 31% e em junho, em 25%.

Já a popularidade do presidente Donald Trump cresceu a 41%, de 38% no mês anterior. A eleição presidencial nos EUA será em 3 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*