«

»

jun 26 2019

Bancos de leite humano do DF precisam de doações urgente

Resultado de imagem para banco de leite df

No período de férias de julho, época em que muita gente viaja, há uma baixa no nível de estoques de leite humano em todo o país e no Distrito  Federal não é diferente. A afirmação é da coordenadora do Programa de Bancos de Leite da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Miriam Santos.

Ela explicou que a situação dos estoques de leite no DF é bastante crítica e reforçou sobre a importância da doação para garantir a sobrevivência de bebês internados na rede pública de saúde.

Segundo a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, seriam necessários em torno de 2 mil litros mensais para suprir a demanda da rede pública.

De janeiro a 31 de maio, foram doados 7.163,6 litros de leite humano no Distrito Federal, por 2.533 mães. Com a procura feita nas maternidades pela gerência do Banco de Leite Humano, mais 129 doadoras entraram na lista a partir de 1º de junho.

“Esperamos, com isso, recuperar o volume de leite coletado”, diz a coordenadora. É bom lembrar, reforça Miriam, que um pote de 300 ml pode alimentar até dez crianças e, em média, são 250 bebês por dia internados nas unidades da Secretaria de Saúde que necessitam do leite humano doado.

A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) nas casas das doadoras. Isso vale também para as mulheres dos municípios do Entorno que tiveram bebês no DF. É só entrar em contato, pois a coleta é feita uma vez por semana.

A Secretaria de Saúde conta com 12 pontos de recepção, entre bancos de leite e postos de coleta, em todas as regiões de saúde.

No site Amamenta Brasília é possível consultar os endereços e ter acesso às orientações de como retirar o leite e fazer a doação. Recomenda-se que a extração seja feita em um recipiente de vidro com tampa de plástico, e bem higienizado.

Toda mulher que estiver amamentando e quiser ser doadora, basta ligar no telefone 160, opção 4, ou se inscrever pelo site ou aplicativo Amamenta Brasília.

Com informações de Agência Brasil e G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*