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mar 13 2015

BANDA LARGA CRESCE MUITO NO BRASIL EM UM ANO

 

O Brasil fechou o mês de janeiro com 197,3 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 48% frente a janeiro de 2014.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no período de 12 meses, entre fevereiro de 2014 e janeiro deste ano, 60 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de quase duas (1,9) novas conexões por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em janeiro a 173 milhões de conexões, com 55% de crescimento em relação a janeiro de 2014.

A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, fechou janeiro com 7,8 milhões de acessos.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 24,3 milhões em janeiro. Desse total, 2 milhões de conexões foram ativadas no período de doze meses, com crescimento de 9%.

A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 411 novos municípios, no período de doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.909 municípios, onde moram 92% dos brasileiros.

O 4G já chega a 147 cidades, que concentram 42% da população brasileira. Essa cobertura supera a meta prevista, de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes.

Internet – Estudo divulgado recentemente pela Alliance for Affordable Internet, revelou que o Brasil tem a 6ª internet mais acessível entre países em desenvolvimento.

No estudo, que identifica capacidade de países de expandirem acesso à rede, foram analisados 51 países, sob dois aspectos: o primeiro considera a infraestrutura de rede, dimensão dos serviços prestados e políticas governamentais de incentivo à ampliação da estrutura; e o segundo mede a adoção de banda larga e incentivos públicos para tornar mais viável a contratação de pacotes de internet.

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