«

»

jan 14 2019

Battisti desembarca em Roma e será levado direto à prisão

Cesare Battisti chegou a Roma, capital da Itália, por volta das 8h30 de hoje (14) , pelo horário de Brasília. Condenado por homicídios cometidos na década de 1970, ele fugiu do Brasil após ter extradição decretada pelo presidente Michel Temer, mas foi encontrado na Bolívia.

O avião com Battisti decolou do Aeroporto Internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra. O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, viajou junto com o terrorista e postou fotos de Battisti em suas redes sociais.

O ex-ativista foi preso sábado (12) em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia.  A barba crescida de Battisti não atrapalhou a identificação e captura dele por parte da um equipe especial da Interpol formada por policiais italianos, com a colaboração de policiais bolivianos.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, em 1993, pelo assassinato de quatro pessoas: um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão. Os crimes aconteceram quando ele integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, na década de 70, os anos de chumbo na Itália.

No dia 13 de dezembro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a prisão de Battisti. A extradição do ex-ativista foi autorizada por Temer em seguida. Desde então, o italiano estava foragido.

Battisti passou 30 anos como fugitivo entre o México e a França e, em 2004, chegou ao Brasil, onde foi preso três anos depois. Em 2009, o STF autorizou a extradição em uma decisão que deixava a palavra final ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia de seu segundo mandato, em 2010, Lula negou a extradição. Em setembro de 2017, o governo italiano pediu ao ex-presidente Michel Temer a revisão da decisão sobre Battisti.

Fonte: JP

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*