«

»

dez 06 2017

BC reduz juros básicos a 7%, menor nível histórico, e vê inflação abaixo da meta

O Banco Central cortouhoje (6) a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 7 por cento ao ano, movimento amplamente esperado pelo mercado e que leva a Selic ao seu menor nível histórico, deixando a porta também aberta para nova redução adiante, mas ressalvando que encarará a investida com “cautela”.

“Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária” informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

E completou: “essa visão para a próxima reunião é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores. Para frente, o Comitê entende que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária”. O BC também passou a ver a inflação em 2017 em 2,9 por cento, abaixo do piso da meta oficial.

Em pesquisa Reuters, 52 de 53 economistas esperavam que o Copom reduzisse os juros em 0,50 ponto percentual. A única aposta dissidente foi do HSBC, que previa corte de 0,25 ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*