O projeto Bike Brasília, que oferece o aluguel de bicicletas à população da Capital, contabiliza cerca de 12 mil viagens, em menos de um mês de atividades. Parece que pegou pra valer.
O número de interessados em utilizar as “laranjinhas” também cresce a cada dia: mais de 20 mil pessoas já se cadastraram. Para atender à demanda, foram disponibilizadas mais 10 estações de bicicletas compartilhadas aos usuários.
Até o fim de julho, serão 400 bicicletas, divididas em 40 pontos.
As novas estações foram implantadas nos seguintes locais: Rodoviária (que agora tem três estações); Brasil 21; Setor Bancário Sul; Setor de Abastecimento Sul (SAS); Setor Comercial Sul (duas estações); Setor de Rádio e TV Sul e Setor Comercial Norte (também com duas estações).
Para utilizar as bicicletas, é necessário preencher um cadastro pela internet no site do projeto Mobilicidade. É preciso pagar uma taxa anual de apenas R$ 10.
As bicicletas podem ser usadas gratuitamente por uma hora.
Para que a gratuidade seja assegurada por mais de uma vez em um mesmo dia, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos para a retirada da bicicleta pelo mesmo usuário. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer a pausa, serão cobrados R$ 5 por cada hora excedente.
Para destravar a bicicleta, o usuário pode usar o aplicativo para celulares ou ligar, do telefone celular, para o telefone 4003-9846.
No início, houve vandalismo, mas a tendência é a população passar a valorizar essa novidade.