«

»

nov 14 2017

Bilhete Único: atualização cadastral de pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência que utilizam o cartão + Especial, que dá gratuidade no transporte público a deficientes e pessoas com doenças crônicas devem atualizar o cadastro até 15 de dezembro pela internet, no portal do Bilhete Único. O espaço on-line para envio dos dados e documentos estará disponível a partir de quinta-feira (16).

Novos usuários que têm o direito e que ainda não estão com o cartão devem enviar a documentação pelo mesmo site. Quem não fizer o procedimento dentro do prazo terá o benefício suspenso até que regularize a situação — o que poderá ser feito mesmo após 15 de dezembro.

A medida, necessária para adequar os cadastros à biometria facial, que está em fase de implementação no DF, ajudará a coibir fraudes no sistema, segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Ele lembra que, na atualização do Passe Livre Estudantil, foram bloqueados mais de 100 mil cartões. “Hoje são cerca de 65 mil cartões ativos de pessoas com deficiência. A atualização é importante para termos novas fotos para a biometria facial e para darmos o benefício a quem realmente precisa.”

A novidade é que o acompanhante de pessoas com deficiência também terá um cartão — antes, o beneficiário principal recebia mais liberações de viagens para passar o cartão duas vezes na catraca a cada trajeto.

“Agora, o acompanhante terá um cartão que só é liberado na catraca se o da pessoa com deficiência passar antes”, destacou Damasceno sobre a medida, que evita fraude.

Nesse momento, as pessoas com deficiência sem direito a acompanhante que vão fazer a atualização do cadastro, ou seja, que já usam o transporte público de forma gratuita, não devem trocar de cartão.

Já aquelas que têm direito a acompanhante e as que fizerem o cadastro on-line para obter o benefício receberão um cartão da família do Bilhete Único. A troca, no entanto, será avisada previamente pelo órgão.

Com o envio correto da documentação, todos os cartões seguirão válidos. Os que forem trocados só serão bloqueados quando o usuário tiver um novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*