«

»

ago 29 2014

BIOMETRIA GARANTE MAIS SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES EM BRASÍLIA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) contabilizou o número de pessoas que deverão votar este ano: serão 1.863.883 eleitores. Haverá 598 locais de votação em todo o Distrito Federal.

A biometria – cadastro das impressões digitais dos eleitores – é a novidade nas votações deste ano e se torna uma importante aliada no processo eleitoral no que diz respeito à segurança.

“A votação com sistema de biometria agrega mais segurança. Ela se soma a outros dispositivos de segurança já existentes no nosso sistema como o caderno de votação e exigência de documentação com foto (RG, passaporte, entre outros)”, acrescenta Ricardo Negrão, Chefe da Seção de Informática.

O TRE-DF estipula uma média de 1minuto e 30 segundos a 2 minutos para a conclusão da votação de cada eleitor. Isso inclui o momento da identificação até a palavra “FIM”, que é mostrada na urna eletrônica.

Para manter esse tempo, é importante que o eleitor anote os seus candidatos em um papel e leve a chamada “colinha” para votar. Os dedos que devem ser utilizados para votar são os indicadores ou polegares. Serão permitidas até oito tentativas de identificação na urna. Mas, se o seu total for ultrapassado, o eleitor deverá ser identificado no caderno de votações com a autorização do Presidente da Mesa de Votação.

Estão à disposição da população 6.663 urnas eletrônicas e o Tribunal ainda fez uma reserva de 10% de “urnas de contingência” para eventuais problemas técnicos que surjam no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*