«

»

dez 10 2017

Bloqueio marítimo dos EUA pode ser declaração de guerra

míssil

O governo da Coreia do Norte advertiu neste domingo (10) que um bloqueio marítimo ao seu país seria “uma declaração de guerra”, em referência a uma das novas sanções que os Estados Unidos planejam impor a Pyongyang após o lançamento de seu último míssil balístico.

“Os movimentos dos Estados Unidos para impor um bloqueio marítimo nunca podem ser tolerados, pois constituem uma clara violação da soberania e dignidade de um Estado independente”, afirma um comentário publicado no jornal oficial “Rodong Sinmun”.

Washington “tenta abertamente impor um bloqueio marítimo contra a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) para estrangular sua economia em tempos de paz”, que faz parte do plano que o país aplica “há décadas” para “aumentar o isolamento” de Pyongyang, de acordo com o artigo.

O comentário, também divulgado pela agência estatal “KCNA”, ressalta que os tratados internacionais estabelecem que o bloqueio econômico de um país em tempos de paz constitui “um ato ilegal e considerado uma invasão”.

As novas sanções promovidas por Washington, juntamente com as manobras aéreas realizadas na semana passada na península coreana (as maiores até o momento), representam “abomináveis atos criminosos visando empurrar para uma situação atual para uma fase de guerra catastrófica e incontrolável”, afirmam os norte-coreanos.

O artigo adverte ao presidente americano, Donald Trump, e “sua gangue”, de que “mesmo o menor movimento para implementar um bloqueio marítimo receberá uma resposta de autodefesa imediata e implacável da RPDC”.

A Coreia do Norte lançou no último dia 29 de novembro o Hwasong-15, até o momento seu míssil intercontinental e que coloca Pyongyang cada vez mais perto de poder chegar ao território dos EUA com armas nucleares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*