«

»

fev 15 2016

BOLETOS DO IPVA ESTÃO CHEGANDO, MAS CUIDADO COM AS FALSIFICAÇÕES

A partir desta segunda-feira (15), os brasilienses que possuem automóveis receberão os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A notificação de lançamento do tributo foi publicada pela Secretaria de Fazenda no Diário Oficial do Distrito Federal de quinta-feira (11).

Mas repito aqui a advertência já feita antes neste BLOG: antes de pagar qualquer parcela, imprima o recibo no site da Secretaria da Fazenda. Isso porque, em diversas cidades brasileiras, malandros estão imprimindo boletos falsos do IPVA, com código de barra que encaminha o dinheiro para contas bancárias de “laranjas”.

Possivelmente isso ocorrerá em Brasília e você pode estar “pagando” o seu IPVA a bandidos. No DF, há relatos de pessoas que, em anos anteriores, “pagaram” multas do Detran nessa condição. No final, ninguém vai preso, pois a impunidade impera no Brasil.

A base de cálculo do IPVA considera os valores venais de cada modelo, estabelecidos pela Lei nº 5.600, de 29 de dezembro de 2015.

Para automóveis novos, de 2016, o valor é o preço comercial tabelado pelos órgãos competentes ou o preço à vista do documento fiscal.

O contribuinte que quiser contestar a cobrança do imposto precisa provar que o valor venal atribuído ao carro tem algum erro ou não condiz com os preços de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*