«

»

mar 25 2020

Bolsonaro: Brasil terá quarentena só para idosos com comorbidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã de hoje (25) que o Brasil terá quarentena só para idosos com comorbidade. Ele disse vai pedir ao ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) que seja feito um “isolamento vertical” dos grupos de risco para o novo coronavírus (covid-19).

“Pô, cara [jornalista], você quer que eu faça o que? Que eu tenha o poder de pegar o idoso? É a família dele que tem que cuidar dele em 1º lugar. O povo tem que parar de deixar nas costas do poder público. Aqui não é uma ditadura, aqui é uma democracia”, disse.

A maior parte dos países do mundo, no entanto, considera como necessário e adota atualmente um modelo de isolamento “horizontal”, isto é, uma medida que vale para todos.

Ao defender o isolamento vertical, o presidente reforçou o que disse no pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na última 3ª feira (24).

O presidente foi criticado por diversas autoridades depois de defender a diminuição das restrições para combater a covid-19. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cobrou “responsabilidade” e “seriedade” de Bolsonaro, que foi questionado nesta 4ª sobre o caso.

“Se eu falo um “A” contra eles é uma crise institucional. Vou ligar para o Davi hoje, se bem que ele está confinado”, respondeu.

Bolsonaro deu as declarações na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Havia um grupo de apoiadores que o aguardavam no local.

O presidente ainda disse que “o que os governadores estão fazendo é um crime”. Ele tem videoconferência nesta 4ª com os chefes estaduais do Sudeste. O maior incômodo de Bolsonaro é com os governadores do Rio, Wilson Witzel (PSC), e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Foram esses governadores que impuseram as maiores restrições para tentar combater a doença. É também nesses dois Estados que a covid-19 é maior forte, com maior número de mortes e casos confirmados. No último balanço divulgado pelas secretarias estaduais, havia um total de 47 mortos no Brasil todo.

Bolsonaro também falou que sua iniciativa de fazer um isolamento vertical vai de encontro ao que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito.

O presidente norte-americano, no entanto, tem tomado restrições cada vez maiores para seu país. Na última 3ª feira, inclusive, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado no qual fala que seus cidadãos que morem nos EUA devem voltar imediatamente, “a não ser que estejam preparados para permanecer no Brasil por tempo indeterminado”.

Com informações de Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*