«

»

nov 30 2020

Bolsonaro e Fernández fazem a primeira reunião bilateral, por videoconferência

Bolsonaro fez a videoconferência no Palácio da Alvorada, em Brasília, acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Rocha. José Sarney (1985-1989) também participou da videoconferência, mas, pelas imagens divulgadas, não estava no mesmo local de Bolsonaro.

Fernández, por sua vez, estava na residência oficial de Olivos, ao lado do embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, e do chanceler Felipe Solá.

Após a videoconferência, o governo argentino divulgou uma nota, na qual relatou que Fernández disse para deixar as “diferenças do passado e encarar o futuro com ferramentas que funcionem bem” de forma a potencializar “pontos de acordo”.

Fernandéz celebrou o encontro por dar ao Mercosul o “impulso” que o bloco sul-americano necessita (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e que Brasil podem fazer isso juntos.

A nota também informou que houve uma cerimônia de celebração do dia da amizade entre os países. Segundo Fernández, foi há 35 anos que se começou a pensar na integração da América do Sul.

O governo argentino afirmou que os dois países avançam na cooperação em áreas como segurança e Forças Armadas e que há oportunidade para prover Argentina e Brasil com gás. Fernández, segundo a nota, ainda disse que o tema ambiental preocupa.

“Temos que trabalhar juntos o tema ambiental, que é um assunto que nos preocupa muito, devemos fazer um acordo de preservação”, disse o argentino.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*