«

»

jul 22 2018

BOLSONARO ESTÁ NO SEGUNDO TURNO…FAÇA AS CONTAS

Está cedo para discutir eleição, mas já dá para antever algumas coisas.

Uma constatação é que o excesso de candidatos a presidente da República garante vaga para o controvertido Bolsonaro no segundo turno. Mesmo que ele praticamente não tenha tempo gratuito na TV para fazer suas propagandas, terá a maior votação.

Essa faixa pouco superior a 20% que Bolsonaro mantém nas pesquisas tende a se cristalizar, pois o percentual está inabalável desde o ano passado.

Há tanto preconceito contra ele, que os chamados analistas políticos se recusam a reconhecer isso.

Hoje, a rigor, temos cinco ou seis candidatos com percentual visível nas pesquisas.

Sem o Lula e sabendo-se que cerca de 40% dos votos serão perdidos (nulo, branco, preto, invisível, etc), sobram 60% dos eleitores a serem divididos por Bolsonaro, Alckmin, Marina, Ciro, um possível candidato do PT e esses pequenos que roubam votos.

Sessenta por cento menos os 20% do Bolsonaro chegam a 40%.

Quarenta por cento divididos pelos outros quatro produzem a  média de 10%.

Portanto, fazendo-se contas, percebe-se que Bolsonaro, usando somente o patrimônio eleitoral da pré-campanha, pode ser o mais votado no primeiro turno.

No segundo turno, as pessoas comuns não sabem, mas o tempo de TV é dividido no meio, em partes iguais, entre os dois mais eleitos do primeiro turno.

Aí Bolsonaro se torna perigoso, se bem assessorado, pois também terá debates cara a cara para tentar ampliar seu eleitorado.

No primeiro turno, acertadamente, como estratégia, Bolsonaro talvez não participe de debates, onde pode perder os 20%, se derrapar muito.

Conclusão: a falta de TV no primeiro turno não deve preocupar o staff de campanha do candidato Jair Bolsonaro.

A propósito, a chegada de Janaína Paschol à chapa, como candidata a vice, traz componentes novos. Passa a haver o ataque direto à corrupção, que esta advogada faz em tom psicodélico.

Bolsonaro precisa se preocupar é com a consistência que terá de apresentar no segundo turno. Aí, se não tiver o que dizer, tchau! (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*