«

»

ago 09 2019

Bolsonaro quer transferir o Coaf para o Banco Central

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, hoje (9), que pretende transferir o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central. A estrutura tem previsão de um quadro efetivo e pode mudar de nome.

Segundo Bolsonaro, a medida serviria para livrar o órgão do “jogo político”.

“O que pretendemos é tirar o Coaf do jogo político. Tudo onde tem política, mesmo bem intencionado, sofre pressão”, disse.

Desde o início do governo, o Coaf enfrenta mudança na estrutura. Responsável por ações de combate à lavagem de dinheiro, esteve no centro de uma polêmica no início do mandato de Bolsonaro.

Durante a tramitação da proposta no Congresso, o governo sofreu sua primeira derrota. Parlamentares alteraram o texto da medida provisória, mandando o Coaf de volta para o Ministério da Economia. “É natural, em indo para Economia, que tenha alguma mudança”, disse Bolsonaro.

Segundo ele, o Coaf , se instalado na estrutura do Banco Central, vai fazer o “trabalho sem qualquer suspeição de favorecimento político.”

Com informações de Congresso em Foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*