«

»

set 16 2020

BOLSONARO SUSPENDE RENDA BRASIL E VAI MANTER BOLSA FAMÍLIA

—RENATO RIELLA—

Presidente Bolsonaro colocou ordem nos debates sobre cortes em projetos sociais, negando que as medidas possam abranger as aposentadorias e os benefícios concedidos à população pobre.

Em vídeo, Bolsonaro anunciou que o Governo desiste do projeto Renda Brasil, cercado de polêmicas. Vai manter a Bolsa Família.

No meio do dia, foram superados boatos de demissão no Ministério da Economia, que continua em busca de solução criativa para recompor as contas governamentais.

Ministro Paulo Guedes disse que foi distorcida a informação sobre a criação do programa Renda Brasil e a desindexação de despesas públicas, que está sendo construída junto ao Congresso Nacional na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo.

Guedes lamentou a interpretação de veículos de imprensa de que o governo estaria com a intenção de congelar as aposentadorias.

Disse que está sendo estudado o efeito da desindexação sobre todas as despesas.

De acordo com Guedes, a proposta do novo Pacto Federativo deve incluir a desindexação, desobrigação e desvinculação dos orçamentos, mas não detalhou.

O Ministro conversou com Bolsonaro para esclarecer a questão. Disse que não há problema quando os estudos são divulgados na mídia, mas que é preciso entender a origem das informações.

 

PIB – Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia, prevê crescimento de 7,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2020.

Na mesma previsão, é aguardada queda do PIB brasileiro, ao final deste ano, na faixa de 4,7%.

Os técnicos esperam que indústria, agropecuária e comércio sejam os principais motores para a retomada.

 

COVID – Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.113 óbitos pela covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

Os casos vinham ocorrendo abaixo de mil e este número maior reflete o represamento de dados pelos estados no fim de semana.

Desde o início da pandemia, 133.119 pessoas morreram em razão da covid-19.

Nas últimas 24 horas, o Brasil teve 36.653 novos casos relacionados ao coronavírus. Outros 2.445 ainda estão em investigação pelas autoridades de saúde.

O número de pessoas diagnosticadas com covid-19 desde o início da pandemia chegou a 4.382.263.

Do total de infectados,  3.671.128  se recuperaram desde o início da pandemia, o que representa 83,8%.

 

QUEDA – São Paulo é o estado com maior número de óbitos pela covid-19 (32.963), mas vem apresentando queda nos indicadores. Há cinco semanas, São Paulo registra a diminuição na média móvel de mortes por dia e, há duas semanas, redução na média móvel de casos. A queda é lenta, mas tem sido constante.

 

IDEB – Divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), pelo MEC,  afirma que o Brasil alcançou um índice igual a 5,9 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em 2019, superando a meta em 0,2 ponto.

Os dados levam em consideração as redes pública e privada.

 

VOTO – Supremo Tribunal declarou inconstitucional a impressão de votos na urna eletrônica, conforme previu a minirreforma eleitoral de 2015. Assim, a votação será exclusivamente digital.

 

JAPÃO – Parlamento do Japão elegeu hoje (16) Yoshihide Suga, novo líder do Partido Liberal Democrata (PLD), como o novo primeiro-ministro. Ele substitui Shinzo Abe, que renunciou por motivos de saúde, após  oito anos como chefe de governo.

 

AGENDA – Na agenda do Presidente Bolsonaro para hoje, além de  despachos com ministros, às 14h30 ele receberá Paulo Skaf, Presidente da FIESP.

 

ECONOMIA – Bolsa de Valores fechou ontem em 100.298 pontos.

E dólar a R$ 5,28.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*