«

»

dez 12 2020

“Bosques da Memória” homenageia vítimas da Covid-19 com plantio de 200 mil árvores

Campanha plantará ao menos 200 mil árvores ao longo de seis meses
Uma forma de homenagear as vítimas da Covid no Brasil, agradecer aos profissionais da Saúde e, ao mesmo tempo, recuperar florestas – em alguns casos, com espécies ameaçadas de extinção – e incentivar a preservação do meio ambiente. É este o objetivo da campanha Bosques da Memória, lançada hoje(12), que plantará ao menos 200 mil árvores em todo o país.

Embora o lançamento oficial seja durante a tarde de hoje, a campanha já iniciou o plantio de algumas mudas ontem em São Paulo e em Presidente Epitácio, no extremo oeste paulista.

A cada muda plantada, uma placa indicará sua espécie e o nome de uma pessoa vitimada pelo novo coronavírus.

Ao longo do período de campanha, que durará ao menos seis meses, serão plantadas também mudas de espécies em ameaça de extinção, como ipê, jequitibá, palmito-juçara e pau-brasil, explica Clayton Ferreira Lino, responsável pela campanha e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ligado à Unesco.

O projeto tem início em consonância com o marco do início da década de restauração dos ecossistemas, declarada pela ONU entre os anos de 2021 e 2030.

O plantio incialmente se dedicará ao plantio de árvores em regiões de mata atlântica – totalizando 17 Estado do país, do Piauí ao Rio Grande do Sul. Mas, prossegue Lino, “esperamos que isso seja feito para todos os biomas do Brasil”. Além disso, como destaca o organizador, já há tratativas com outras organizações para que a campanha se estenda às regiões de Mata Atlântica no Paraguai e na Argentina.

A campanha deve ter encerramento entre o fim de maio e início de junho, nas semanas da Mata Atlência e do Meio Ambiente. Lino frisa, porém, que “não há prazo fixo para terminar, porque quanto mais a gente fizer de restauração, envolvimento, mobilização da sociedade civil, de empresas, dos governos, será importante [para a continuidade do projeto]”.

Podem participar da campanha instituições, empresas e pessoas físicas, ressalta o organizador.

“Gostaríamos que as famílias pudessem transformar o momento de luto e tristeza num momento de esperança, representado pelo plantio das árvores e no engajamento numa rede de solidariedade nacional, mostrando a capacidade de resiliência do nosso país a tantas crises. Transformar isso tudo em esperança é a ideia da nossa campanha”, afirma Lino.

Para mais informações sobre a campanha e saber como colaborar com o plantio, basta acessar este link.

A campanha é uma parceria entre a RMA (Rede de ONGs da Mata Atlântica), a RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e conta com o apoio de entidades como a Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar) e a AMLD (Associação Mico-Leão-Dourado).

Foto: Divulgação/Associação Mico-Leão-Dourado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*