«

»

set 27 2013

brasil, país da internet, não consegue controlar o analfabetismo

RENATO RIELLA

O IBGE apresenta hoje um Brasil de incrível contraste: enquanto o analfabetismo persiste como grave problema, aumenta muito o número de brasileiros que usam internet. E cresce bastante o número dos que usam telefone celular.

No caso do analfabetismo, ficamos sabendo que esta praga social parou de cair em 2012 e se manteve estável na comparação com 2011, ao passar de 8,6%, (12,9 milhões de pessoas) para 8,7% (13,2 milhões de pessoas). Isso é péssimo para a presidente Dilma Rousseff, que precisa dar uma sacudida em todas as áreas envolvidas com essa questão.

Não nos esqueçamos que, entre os “alfabetizados”, existe parcela enorme de analfabetos funcionais. Portanto, os números apresentados são falsos, maquiados por avaliações superficiais.

Em compensação, o Brasil é um país moderno. O número de brasileiros que acessam a internet subiu 6,8% em 2012, em relação a 2011. De acordo com o IBGE, 83 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, declararam ter acessado a rede mundial de computadores, o que corresponde a 49,2% da população na faixa idade. No ano anterior, foram 77,7 milhões.

O aumento no número de internautas foi verificado em todas as faixas etárias. No grupo de 15 a 17 anos, a proporção chega a 76,7%. Entre os que têm 50 anos ou mais, 20,5% acessam a internet.

O número de pessoas que têm telefone celular também aumentou. Passou de 115,4 milhões para 122,7 milhões, crescimento de 6,3%, considerando o grupo com 10 anos ou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*