«

»

ago 31 2013

BRASIL, UM ESTADO EM ESTADO DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL

 RENATO RIELLA

A decisão da Câmara Federal, mantendo o mandato do deputado-preso Donadon, é um ato de desobediência civil.

 Quando a desobediência civil vem de um cidadão, pode ser punida das mais diversas formas, inclusive com multas.

 Nesse caso da Câmara, é uma desobediência civil feita pelo Estado, na medida que a Câmara representa a população brasileira num Poder da República.

 Se o Estado está em estado de desobediência civil, o cidadão também tem direito a se rebelar. Agora vale tudo, meu irmão!

 

DEPUTADOS “DO BEM”

TIVERAM REAÇÃO FROUXA

Me assusta a passividade dos deputados que se dizem contra essa votação esdrúxula. Pergunto a quem me lê: o que você faria se estivesse no plenário sendo derrotado nessa sessão fúnebre?

Da minha parte, se fosse deputado, faria um escândalo. Começaria a berrar, quebraria todos os protocolos, desafiaria a segurança, pediria para ser julgado no Conselho de Ética e certamente sairia preso do local.

Pensando bem, seria uma jogada de mestre se qualquer deputado (ou deputada) tirasse toda a roupa no meio do plenário, no momento em que foi declarada a preservação do mandato do Danadão.

Imaginem se o Reguffe tivesse feito isso! Logo ele, que é mais jovem, mais malhadão, poderia dar esse exemplo (se fosse um deputado velho, caindo aos pedaços, ficaria ridículo).

Reguffe poderia ter chegado perto da Mesa do plenário e começaria rapidamente a fazer um streap, jogando sapatos, gravata, camisa, calça, cueca, em cima das mesas e para o alto, dizendo que agora passa a valer tudo de tudo. Teria entrado na história, invertendo as discussões.

 

TODOS SE PREJUDICAM

COM A ESTRANHA DECISÃO

Depois do estrago, vimos discursos ruins, notas oficiais e a manutenção de um status nojento.

Na verdade, vale registrar, a decisão da Câmara não beneficiou ninguém. O próprio Danadão, mesmo garantindo o mandato, não ganha nada com isso. Pelo contrário, certamente terá dificuldades dentro da Papuda, em todos os níveis. Acredito até que esteja correndo risco de vida, pois os presos, coletivamente, têm sentimento cívico.

O pensamento dos presidiários é o mesmo nosso. Se o Estado está em estado de desobediência civil, por que manter criminosos encarcerados? Liberou geral, pessoal!

Os evangélicos perderam muito. Danadão é um péssimo garoto-propaganda para qualquer igreja.

Perderam os partidos. Perdeu muito a presidente Dilma, quando se sabe que os chamados partidos aliados (alienados) votaram a favor do bandido.

Todos os 513 deputados sofrerão prejuízo nas urnas, até mesmo porque a votação foi secreta. Não dá para acreditar em ninguém. E os ausentes precisam ficar ausentes na hora do voto, também, em 2014.

O Supremo Tribunal Federal foi quem mais perdeu. Tal como Reguffe, esperava-se do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, uma reação mais forte – algo como rasgar e comer a Constituição. Ou coisa pior.

Em estado de desobediência civil, o Estado brasileiro instaura o Black Bloquismo nas ruas. Estamos hoje, todos, com máscara preta na cara. Lembrem-se disso no 7 de Setembro.  —————–RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*