«

»

abr 22 2015

BRASÍLIA COMEÇA A PREPARAR O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA DE 2018

A partir deste mês, Brasília passa a ser a Capital Mundial das Águas, iniciando a preparação do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá no DF, em 2018, no auge das preocupações universais com o tema.

O presidente da Agência de Águas do DF (Adasa), Vinícius Benevides, participou na semana passada da realização desse Fórum na Coreia do Sul, quando assegurou que a edição de 2018 em Brasília será primorosa.

Ele conta, desde já, com o apoio do governador Rodrigo Rollemberg, que receberá o Fórum da Água no último ano de mandato, fechando sua administração com o debate de um tema vital para o Brasil e para o mundo.

A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão, que também esteve na Coreia do Sul, vê Brasília como uma cidade ideal para sediar o Fórum. Ela registra, com propriedade, que na Capital Federal já funcionam dois órgãos especializados no tema: a Agência Nacional de Aguas (ANA) e a Agência de Águas do DF (Adasa).

“Diante disso, a escolha de Brasília para sediar o próximo Fórum foi, sem dúvida, uma importantíssima decisão para os objetivos do conselho mundial”, disse Celina.

Vinicius Benevides explica que a preparação do evento de 2018 é meticulosa. Ele prevê a adesão de todos os latino-americanos, “já que esta é a primeira vez que um evento de tal magnitude é realizado em nosso continente”.

A partir do próximo ano, serão organizados eventos preparatórios em seis cidades do Brasil e em outras três da América Latina, para discutir o tema água com o chamamento “rumo a Brasília”.

MAIOR EVENTO DO PLANETA NESTA ÁREA

O Fórum Mundial da Água é o maior acontecimento do planeta sobre o tema água. Desde sua primeira versão, em 1997, até a sexta – em 2012, o Brasil se apresentou como ator privilegiado, pela importância de deter a maior quantidade de água doce do planeta, dispondo de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

Realizado a cada três anos, o evento discute soluções para o aproveitamento racional e sustentável da água no planeta.

Cientistas, políticos, governantes, estudantes, organizações não-governamentais, empresas e chefes de estado se debruçam na troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*