«

»

fev 28 2018

Brasília recebe festival de animação com filmes de 25 países

interanimaA Caixa Cultural traz para Brasília a primeira edição do Festival Internacional de Animação e Interatividade (InterAnima), de 2 a 4 de março. O festival conta com 56 produções, entre curtas e longas-metragens, brasileiros e de outros 25 países, além de filmes em realidade virtual, experiências imersivas e palestras com profissionais da animação, tecnologia e games. A entrada é franca.

Para estimular e difundir a produção audiovisual no Distrito Federal, o InterAnima terá uma seleção de filmes que privilegia diferentes técnicas, temáticas e nacionalidades. O Festival está dividido em 10 mostras, com uma programação composta por animações autorais que se destacaram em recentes apresentações no Brasil e no exterior. Para essa edição, a curadoria privilegiou produções dirigidas por mulheres, resultando na programação com a presença de 22 animadoras.

As Mostras Internacionais e a Mostra Brasil contam com filmes que abordam temas como existencialismo, relações sociais, familiares, políticas, amorosas e ainda o abstrato e o poético. Já a Mostra Desejo e Obsessão terá produções que ressaltam a sexualidade. Para o público surdo, o Festival conta com a Mostra Surdocine, enquanto as crianças poderão ver filmes animados nas Mostras Infantis.

A homenageada do InterAnima, Signe Baumane, terá uma mostra com a exibição de nove dos seus curtas. Além disso, na sessão de abertura do Festival, será apresentado seu primeiro longa-metragem, Rocks in my pockets. Baumane é veterana no mundo da animação onde utiliza muito papel machê, desenho à mão, stop motion e computação gráfica para dar vida às suas produções.

Durante o Festival, o público interessado em aprender mais sobre animação, games e realidade virtual, poderá participar de duas palestras: Admirável mundo VR: as revoluções na animação e as novas realidades e Zerando a vida: a conquista de games brasileiros pelo mundo. A primeira será ministrada por Alexandre Calil (SP), Ana Arruda (DF) e Rodrigo Terra (SP), enquanto a segunda fica por conta de Saulo Camarotti (DF) e Fabrício Ofuji (DF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*