«

»

jun 28 2018

Brasília recebe seminário inédito sobre indicadores culturais

Profissionais, pesquisadores e gestores da área cultural estarão reunidos em Brasília hoje (28) e amanhã para trocar experiências sobre como dados, indicadores e sistemas de informação podem fazer a diferença na elaboração de projetos, ações e políticas públicas culturais.

O encontro é na Biblioteca Nacional de Brasília durante o 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Codeplan.

“Não temos dúvida do quanto a produção cultural impacta positivamente na comunidade e no desenvolvimento econômico da cidade. O desafio é coletar dados que permitam uma leitura mais detalhada, para investigar, por exemplo, onde os recursos chegam, qual o retorno em tributos, quantos empregos são criados e o perfil das pessoas que frequentam ações culturais”, explica o secretário de Cultura Guilherme Reis.

Com o tema central “Cultura na era da Informação e do Conhecimento”, o 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF terá uma programação dinâmica com convidados nacionais e internacionais. Serão dois dias com mesas redondas, palestras, diálogos em formato de entrevista e oficina para interação, produção colaborativa e trocas de experiências sobre usos de dados, elaboração de indicadores, construção de narrativas, redes e tecnologia no monitoramento e avaliação da produção cultural.

“Sem dúvida, o seminário será um espaço para reflexões e identificação de possibilidades de parceria local e regional que favoreçam o uso de informações e indicadores no cotidiano da produção e da gestão cultural”, ressalta Guilherme Reis.

O 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais também será palco da apresentação do ID Cultura, o cadastro único de todos os agentes culturais do Distrito Federal. O serviço vai funcionar como uma espécie de identidade digital, agregando todos os dados cadastrais dos profissionais que fazem cultura no DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*