«

»

dez 06 2012

BRASÍLIA VAI HOMENAGEAR NIEMEYER

 RENATO RIELLA

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer morreu ontem à noite (quarta, 5),  aos 104 anos de idade, no Rio de Janeiro. O arquiteto carioca completaria 105 anos em 15 de dezembro.

 Niemeyer deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.

 O arquiteto teve vários internamentos hospitalares nos últimos anos. Em abril do ano passado foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

 Militante comunista, Oscar Niemeyer escreveu que “a vida é mais importante que a arquitetura”. Em 1988 ganhou o Prêmio Pritzker, a mais importante distinção do mundo para arquitetos.

 O corpo de Niemeyer deixou o hospital na madrugada de hoje e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia, no centro, onde está sendo embalsamado. 

 Na manhã desta quinta-feira (6), o corpo do arquiteto será transladado para Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto –uma de suas principais realizações–, ainda durante a manhã. Prevê-se que chegue ao DF às 11h. Há quem defenda que percorra o trajeto do aeroporto ao palácio em cortejo, para que a população brasiliense possa homenageá-lo na passagem.  

 Na tarde de hoje, o corpo de Oscar Niemeyer volta para o Rio de Janeiro, onde também será velado, à noite e na manhã desta sexta-feira (7), no Palácio da Cidade, até ser enterrado, ainda na sexta-feira, no cemitério São João Batista.

 A perda do grande criador das formas de Brasília despertou comoção e comentários emocionados em todo o mundo.

 Permanece nas redes sociais, como importante tema, o seu ateísmo expresso em declarações ao longo dos anos. Aqueles que têm fé rezam pelo seu encontro de amor com Deus. Niemeyer tem méritos, acima de qualquer discussão religiosa, pelo muito que produziu para a humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*