«

»

jul 22 2015

CACHORROS EM RESTAURANTES E SHOPPINGS GERAM POLÊMICA

Shoppings e restaurantes de Brasília começam a aceitar que clientes circulem e permaneçam nos seus ambientes com cachorros.

É uma situação polêmica, que pode ser mais ou menos superada se ficar claro, em placas visíveis, essa permissão. Algo assim: “Aceitamos clientes com cães”.

Nesse caso, quem não gosta de conviver com cachorros pode claramente deixar de freqüentar este shopping, bar ou restaurante.

Na verdade, o ideal seria que a Câmara Legislativa baixasse uma lei regulamentando isso. A normatização da novidade pode evitar conflitos.

Sem ser comunicado previamente, posso exigir que qualquer cachorro ou mesmo cãozinho seja retirado das minhas proximidades.

Os inconvenientes são muitos. Há poucos dias, num vôo Brasília-Portugal, uma empresária brasiliense passou horas de constrangimento por sentar-se ao lado de um passageiro que levava seu cachorro para passear na Europa.

Nesse caso, da passagem aérea, na compra do trecho já deveria ter sido dado o aviso sobre a estranha companhia no banco ao lado.

E assim vamos nos adaptando a um mundo novo, nem sempre desejado por nós. 

Há algum tempo, o espaço destinado aos animais de estimação vem surgindo nas diversas atividades. Em Brasília, ao aderir à onda “pet friendly”, empresários estão oferecendo serviços que vão além da simples presença do animal, como a oferta de petiscos, água fresca e atividades de lazer.

Os animais de estimação são considerados atualmente como integrantes de muitas famílias e a quantidade deles nos lares brasileiros supera o número de crianças, conforme informação do Boletim Fecomércio.

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, em 2013, o número de cachorros nos domicílios brasileiros chegou a uma estimativa de 52,2 milhões (Pesquisa Nacional de Saúde – PNS), enquanto o número de crianças de até 14 anos, no mesmo ano, foi de 44,9 milhões (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD).

Além disso, a PNS mostra que no DF, 32,3% das residências têm pelo menos um cão, enquanto 6,9% dos lares possuem ao menos um gato. Em todo o País, 44,3% dos domicílios possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de lares.

Vale lembrar que a restrição à presença dos animais nas partes internas dos restaurantes ou nas praças de alimentação dos shoppings não se aplica aos cães-guias.

A Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, assegura à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas pelo local.

A medida aplica-se a todas as modalidades de transporte interestadual e internacional com origem no território brasileiro.

Serviço
Shoppings que aceitam cães de pequeno porte, desde que conduzidos no colo ou meios de transporte adequados:
Iguatemi – Lago Norte
Boulevard Shopping – Asa Norte
ParkShopping
Brasília Shopping – Asa Norte
Shopping Quê! – Águas Claras
JK Shopping – Av. Hélio Prates – Taguatinga

Alguns dos restaurantes que permitem a presença de animais na parte externa:
Piccolo Emporium – Vitrini Shopping – Águas Claras
Ernesto Cafés Especiais – 115 Sul
Fratello Uno – 103 Sul e 109 Norte
Fran’s Cafés – 209 Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*